Investimento em Alimentos Especiais

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O mercado de alimentos especiais e funcionais – produzidos especificamente para quem possui alguma restrição alimentar, como intolerância ao glúten ou lactose, ou a necessidade de consumir menos sódio, açúcar ou mais fibras, por exemplo – cresce três vezes mais que a movimentação dos produtos convencionais. Enquanto o crescimento da indústria de alimentos tradicionais está entre 3,5% e 4% ao ano, o setor de alimentos especiais chega a taxas entre 10% e 11%, no mesmo período, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e para Fins Especiais (Abiad).
Ainda segundo a entidade, o mercado nacional dos alimentos incluídos nas categorias de 
light e diet faturou R$ 8,7 bilhões em 2010. “Nas últimas duas décadas, tivemos um aumento considerável, porque estes alimentos se popularizaram, passaram a ser vistos como aliados na qualidade de vida”, explica o presidente da Abiad, Carlos Eduardo Gouvêia.
O otimismo entre as indústrias do setor contrasta com a sensação do consumidor de que alguns produtos ainda custam muito mais que seus equivalentes que contêm os ingredientes “proibidos”. Gouvêia explica que alguns produtos light e diet têm preço semelhante ao do alimento tradicional porque já alcançaram escala e volume suficientes. “Se os alimentos especiais são mais caros, este fenômeno é compreensível. No lançamento, o preço sempre vai ser maior, porque o mercado precisa entender o comportamento e a procura, para depois, gradativamente, chegar ao preço compatível com o dos alimentos convencionais”, avalia.
Ainda conforme dados da Abiad, o mercado de produtos diet e light está bem fortalecido, enquanto o de alimentos funcionais e para intolerantes ou alérgicos a determinadas substâncias ainda registra crescimento gradativo. A associação aponta que, no mundo, os alimentos fortificados e sem glúten, lactose e ovos (maiores causadores de alergias) movimentam US$ 176 bilhões (Gazeta do Povo,Dez;2011).

Nova lei estadual para espaço nas gôndolas



O papel da Indústria de Alimentos nesta revolução - ABIAD






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(Fonte: citações diretas no texto, Setembro,2012.)

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