Composto novo promete bloquear sabor amargo

quinta-feira, 7 de abril de 2011
   O anúncio foi feito por pesquisadores da GIVAUDAN®. O composto, apresentado na exposição da AMERICAN CHEMICAL SOCIETY como GIV3616, pode auxiliar no bloqueio da percepção de sabores do tipo metálico; comum quando há uso de alta dosagem de suplementação de sais ou quando o produto é do tipo edulcorante (adoçante artificial). A pesquisadora líder Ioana Ungureanu, afirma ser um produto que responde bem quando associado a outro composto, o GIV3727, bloqueando o sabor amargo de alimentos e bebidas cujos ingredientes constam os edulcorantes e assegura ser a combinação destes dois compostos uma "revolução em curso" na pesquisa de novos sabores.
   Com esse lançamento, a GIVAUDAN® acredita alcançar um público mais amplo. Devido aos sérios problemas globais enfrentados com a obesidade, há uma grande demanda por alimentos e bebidas não calóricos ou com baixa caloria/porção, mas há resistências provocadas pela não aceitação sensorial do sabor. No passado, as indústrias recorriam a agentes "mascaradores de sabor" como sal, gorduras e açúcares para esconder tais sabores desagradáveis; mas como o foco hoje é o alimento saudável, as pesquisas buscam novos ingredientes bloqueadores dessas percepções sensoriais desagradáveis, sem alterar o valor nutricional.
   As informações técnicas são promissoras: os compostos funcionam na ordem de partes por milhão (ppm) e tem potencial bloqueador usando 10 vezes menos material do que o comumente utilizado.
   O grande passo da pesquisa foi tornar os componentes amplamente solúveis.
   O método para a síntese de compostos deverá estar aberto (up-scaling) para a indústria, garantiu a pesquisadora.






   (Fonte: By Nathan Gray, Food navigator, 31/03/2011.)

0 comentários:

Postar um comentário