Produtos que tratam a microbiota: o alicerce da suplementação

segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Nutracêuticos, complexos de vitaminas e minerais, suplementos hiperproteicos, hipercalóricos, alimentos especiais... todos eles necessitam ter êxito na digestão e absorção do corpo humano para atingir a meta almejada: levar às células os nutrientes necessários para seu pleno desempenho. Uma vez obtido o êxito da hidrólise do alimento, há uma importante etapa a ser cumprida, onde atua parte da microbiota do corpo humano: a passagem para os intestinos . Lá, estão as bordas em escova, localizadas nos intestinos (epitélio intestinal). Estas estruturas necessitam de um trabalho vasto e primoroso executado pelos microrganismos que lá se estabeleceram, caso contrário, há absorção inadequada dos nutrientes que não alcançam a corrente sanguínea e até mesmo, absorção de substâncias nocivas que não poderiam chegar até o sangue! Assim, os bilhões que vem sendo investidos na produção de alimentos funcionais mundialmente, vêem-se dependentes de uma microbiota humana saudável! Afinal, fazendo-se um trocadilho com a agricultura: não é preciso arar o terreno, adubar e em certos casos, corrigir o solo para uma boa plantação? Todas as plantações são, também, dependentes dos tipos de microrganismos existentes em seu solo? Com o corpo humano não é diferente: é preciso que seu meio ambiente interno esteja saudável para desempenhar suas funções de construção, defesa, transformação, desintoxicação, geração de energia e manutenção.





Figura1: desenho da borda em escova (intestino). Para onde vão os alimentos já "quebrados" = hidrolisados e onde atuam importantes microrganismos como as bactérias benéficas.



O que é a MICROBIOTA?


A microbiota intestinal consiste na escala qualitativa e quantitativa diversa dos microorganismos que interagem  dinamicamente com o  hospedeiro. Estima-se que o corpo humano que contém cerca de 10 trilhões de células seja, rotineiramente, portador de aproximadamente 100 trilhões de bactérias. A composição da microbiota bacteriana humana é relativamente estável com gêneros específicos ocupando as diversas regiões do corpo durante períodos particulares na vida de um indivíduo. 
A microbiota digestiva, junto com o seu hospedeiro, representa um dos ecossistemas mais complexos e menos conhecidos e controlados.A microbiota digestiva representa uma biomassa considerável alojada no hospedeiro humano para o qual ela oferece diversas funções benéficas e interfere profundamente nos vários aspectos da biologia.



METABOLISMO: uma ação de parceria


A microbiota digestiva tem uma considerável influência sobre o metabolismo das substâncias oriundas de secreções do hospedeiro, onde parte das enzimas hidrolíticas pancreáticas são destruídas pelas atividades bacterianas dessa microbiota. 
As bactérias do cólon sintetizam vitaminas como biotina, ácido fólico, tiamina, B12 e K e fermentam carboidratos indigeríveis (fibras) em ácidos graxos de cadeia curta que constituem fontes de energia para o hospedeiro.A microbiota intestinal auxilia a fermentar carboidratos que permaneçam mal absorvidos ou resistentes à digestão e ajuda a converter as fibras da dieta em AGCC (butirato, propionato,acetato e lactato) e gases.


O que desequilibra a MICROBIOTA humana?


Os hábitos alimentares e o estilo de vida, nos últimos 40 anos,passaram por diversas modificações, sobrecarregando os diferentes sistemas do organismo. Além disso, nas últimas décadas, houve aumento da oferta da variedade de alimentos,porém com redução na qualidade nutricional destes, causadas por vários fatores, cujos principais são: empobrecimento da quantidade de nutrientes do solo; perda nutricional causada por armazenamento, transporte e manuseio impróprios; perda de nutrientes e contaminação química causada pela industrialização dos alimentos . Em paralelo, o organismo sofreu modificações, passando a exigir maior quantidade de nutrientes para lidar com os desequilíbrios gerados por situações como: poluição ambiental, estresse físico e emocional,maior consumo de alimentos com fatores anti nutricionais.
Soma-se a esse quadro um aumento na ingestão de medicamentos como os antibióticos e substâncias utilizadas nos tratamentos odontológicos.



O que esse DESEQUILÍBRIO acarreta?


Quando a integridade da parede fica comprometida, a permeabilidade do intestino pode estar alterada e a capacidade deste de atuar como uma barreira contra antígenos e patógenos é desgastada. Assim, moléculas mal digeridas passam para a corrente sanguínea assim como substâncias tóxicas, sobrecarregando o trabalho do fígado, pulmões e rins.
Grande parte dos distúrbios comportamentais estão sendo atribuídos às substâncias tóxicas ou mal digeridas que chegam em contato com o cérebro, denominada de "alergia cerebral".


Alergias alimentares cerebrais e transtornos do comportamento:


Uma nova pesquisa sugere que a microbioma também podem influenciar órgãos distantes, como o cérebro. Pode até ajudar a moldar a personalidade. Jane Foster, um neurocientista e seus colegas da Universidade McMaster, em Ontário, descobriram que ratos sem uma microbiota intestinal (chamados de germ-free) obtiveram os riscos de transtorno do comportamento aumentados.

Dr. Emeran Mayer, gastroenterologista da UCLA , vem estudando a relação entre os micróbios do intestino e do cérebro nas pessoas. Algumas de suas pesquisas chave ainda não foi publicada, mas "parece confirmar essa conexão até mesmo em humanos", diz ele. "Se você manipular algo no nível do intestino, isso será refletido no nível cerebral."
 O intestino é coberto com uma camada de células nervosas - o sistema nervoso entérico - que está constantemente a enviar sinais para o cérebroO intestino tem assim muitos neurônios, diz Foster, que é muitas vezes chamado de "pequeno cérebro".

A crescente compreensão do microbioma presente no corpo humano, sem dúvida, levará a novos tratamentos, mas também pode inspirar médicos a repensar como eles usam os já existentes. Muitos antibióticos amplamente prescritos matam germes benéficos, além dos patógenos (que causam doenças). Este custo-benefício está sendo revisto, sobremaneira pelos médicos nutrólogos e psiquiatras que trabalham com distúrbios do comportamento.


Produtos disponíveis que ajudam na manutenção da microbiota saudável

Alguns produtos do tipo PROBIÓTICOS (contendo organismos vivos) presentes no mercado:



























(Fonte:1.Machado, Agatha dos Santos, UFMG,2008.2.Almeida,Luciana Barros;Marinho,Célia Bastos; Souza,Cristiane da Silva;Cheib,Vicência Barbosa Pereira."Disbiose Intestinal",2008.
3. http://www.latimes.com/health/future/la-he-gut-research-20120913,0,5507374.story.)

0 comentários:

Postar um comentário