Adolescentes precisam de ácido fólico!

sábado, 6 de agosto de 2011

O consumo de  folato (vitamina B9) foi associado ao nível de sucesso obtido por adolescentes, de acordo com um estudo sueco envolvendo 386 participantes com idade de 15 anos. A importância do folato para a gestação (formação nervosa) já está bem divulgada, assim como, o uso para pacientes da 3ª idade - o ácido fólico é requisito para o crescimento normal e na formação de anticorpos; atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos (glicina) e síntese de purinas e pirimidinas, síntese de ácido nucléico DNA e RNA e é vital para a divisão celular e síntese protéica - auxiliando a prevenção de danos celulares no cérebro e no aporte imunitário.
Os pesquisadores do estudo acharam uma relação direta entre o consumo de folato pelos adoscentes e seus escores acadêmicos: aqueles que consumiram maiores quantidades de folato obtiveram melhores notas. Alimentos que são ricas fontes de folato são folhas verde-escuro e legumes como o feijão e a lentilha.
Contudo, os alimentos ideais repositores de folato NÃO estão na lista da predileção entre os adolescentes. Para sanar esse problema, tem-se a suplementação em cápsulas tipo nutraceuticas (contendo os alimentos citados em pó), cápsulas moles (fácil deglutição) ou as tradicionais cápsulas em forma de bastonetes, amplamente utilizadas pelas farmácias de manipulação - as quais podem ter corantes ou não, basta apenas solicitar sua forma mais adequada. A IDR para folato em adolescentes é de 240 mcg.


Saiba mais sobre o estudo acesse este link.





(Fonte:Nilsson TK, Yngve A, Böttiger AK, Hurtig-Wennlöf A, Sjöström M. 
Pediatrics-2011 Aug;128(2):e358-65. Epub 2011 Jul 11.)

0 comentários:

Postar um comentário