Franceses protestam limites da SUPLEMENTAÇÃO

quinta-feira, 21 de julho de 2011
Recentemente, empresas francesas protestaram sobre os limites de suplementação para as seguintes vitaminas: B1, B2, B5, B8(Biotina), B12 e K. Tal protesto obteve apoio das autoridades francesas no assunto, apesar do alerta da empresa Synadiet: "podemos encorajar utilizando o máximo de cautela".
O emprego da vitamina K foi citado como um caso que demanda muitos cuidados:"a vitamina pode interagir com alguns anti-coagulantes e os consumidores necessitam estar em estado de alerta para analisar seu uso com os tratamentos em questão".
A Federação Européia de Associações de Fabricantes de Produtos para a Saúde (EHPM) pronunciou que, com o movimento, houve uma reação de maior flexibilidade para com as formulações.
Os fabricantes terão de estudar a probabilidade do surgimento de novos produtos com níveis maiores de suplementação para aproveitar essa oportunidade de mercado; devido à flexibilidade instalada na linha de desenvolvimento de novos produtos.
A EHPM considera: onde não há preocupações identificadas com a segurança, não existe campo justificável para restrições legais.

____________________________________________

Sobre a vitamina K

A vitamina K é lipossolúvel, principalmente, na coagulação sanguínea. Se apresenta sob as formas de filoquinona (K1-predominante), dihidrofiloquinona (dK), menaquinona (K2) e menadiona (K3). Os fatores que interferem em sua absorção são: má absorção gastrintestinal, secreção biliar, ingestão insuficiente e uso de anticoagulantes, entre outros. As principais fontes de vitamina K são os vegetais e óleos, sendo esses os responsáveis pelo aumento da absorção da filoquinona. Os alimentos folhosos verde escuro, os preparados à base de óleo, oleaginosas e frutas como o kiwi, abacate, uva, ameixa e figo contêm teores significantes de vitamina K, enquanto que os cereais, grãos, pães e laticínios possuem teores discretos. A ingestão diária de aproximadamente 1 micro grama por quilo de peso é considerada a mais segura, inclusive para a utilização de anticoagulantes orais, em que a concentração estável da vitamina proporciona a eficácia no tratamento





(Fonte:texto1=Nutraingredients,07/2011;texto2=Klack,Karin;Carvalho,JozélioFreire de;Rev.bras.reumatol,2006.)

0 comentários:

Postar um comentário