
Estes foram os tópicos abordados sobre o tema no XXII CBCTA - Salvador, 2010:
_ Mercado carente de produtos de excelencia = prático, saboroso, nutritivo, sustentável, higienico e seguro (físico-química e microbiologicamente);
_ Produtos devem ser de fácil preparo, mas ainda permitir manipulação mínima necessária para que o consumidor alegue a autoria do preparo;
_ Desenvolvimento do produto deve ser respeitando o meio ambiente: embalagem(s), apoio a programas/fundações;
_ Genero FEMININO desponta como forte poder de decisão sobre a compra;
_ Isolamento da sociedade ("vivendo dentro da sua bolha") motiva a socialização mediante preparos alimentares rápidos, práticos e ao mesmo tempo exigindo um "sabor nostálgico caseiro";
_ Estima-se que em 2050 setenta por cento da população estará dentro das BIG CITIES;
_ Aumento da demanda por pratos prontos em menor porção, assim como para verduras e legumes minimamente processados;
_ Valorização dos ORGANICOS;
_ Incrementos gráficos e de materiais inovadores nas embalagens;
_ Aumento de produtos para nichos específicos como: celíacos, intolerantes, alérgicos, diabéticos;
_ Carencia de produtos específicos para melhor idade que devem ser de fácil manipulação e leitura de rótulo;
_ Fusão entre: cosméticos e alimentos.
(Fonte: Jumar da Silva Pedreira, conferencia 6D, salão XANGÔ, XXII CBCTA - Salvador, 2010.)
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