Você sabe ser ENGENHEIRO de ALIMENTOS?

terça-feira, 19 de março de 2013
Caros Engenheiros de Alimentos, o assunto que será abordado aqui tem papel estrutural no exercício de sua profissão. Sem ele, ela não se firma, não se posiciona, nem mesmo conseguirá dizer a que veio.
É forçoso resguardar a explanação desse tema para ser explorada por aqueles que realmente escolheram a profissão de Engenheiro de Alimentos; não para graduados que se viram forçados a agarrar um diploma, a qualquer custo, para exibi-lo aos pais e parentes ou por aqueles que escolheram o ofício por tentativa e erro empurrados pela ânsia de passar em um vestibular tampouco por aqueles que aproveitaram os créditos do curso em uma manobra de fuga proveniente de outro curso, desejando uma escolha mais fácil dentro de sua zona de conforto. 
Se você é uma profissional por consequência e não causa, pare de ler aqui mesmo. As linhas seguintes aplicam-se aqueles que desejam ser éticos e se você não está satisfeito com sua escolha, não está sendo ético consigo mesmo. Como então, ser ético na sociedade se tal conduta não existe em você?
Ética: ações comportamentais que buscam fundamentar valores morais pelo uso da razão. A moral do ser humano é um conjunto de valores advindos de costumes e hábitos que foram recebidos. A Ética é o uso da moral com o “filtro” da razão. Não há Ética se, com o uso da razão não seja possível prover solidariedade, bem comum, justiça. Para convivermos em uma sociedade, organizados dentro de cidades, precisamos de cidadania; mas a cidadania inexiste sem solidariedade, sem bem comum e sem justiça. 
Onde você pretende exercer sua profissão? Será em cidades ou no meio de uma ilha deserta? Não tem força alguma afirmar que não compensa ser firme em seus princípios éticos porque o outro não faz; porque o outro ignora e age conforme seus interesses particulares. Um erro coletivo ou particular pode ser uma tendência; pode ser uma massiva referência, mas é um erro e portanto, necessita reparo. Quantos reparos você vai precisar, ao longo de sua vida, agindo da mesma forma? 
O meio de atuação está cada vez mais vulnerável às atitudes mesquinhas e avarentas, onde há lógica competitiva em detrimento da cooperativa. Então, você, que aprendeu todas as Leis de Newton, que sabe mediante o uso da terceira Lei, de que para cada ação há uma reação igual, mas de sentido contrario, responda: - O que você quer receber de volta agindo dessa forma? Compensa agir assim? Até quando? Até quando seu chefe lhe “compensar” com melhores remunerações?



A conduta nasce em você. É ela que irá marcar o seu caminho, que ditará a sua rastreabilidade como pessoa. Não está certo? Não faça. Vai te demitir? Não espere que aconteça. Proclame sua rescisão!
Quem irá pagar as contas? Sua capacidade de programação e de projeção da sua vida devem lhe gerar subsídios para que você tenha recursos suficientes para lhe prover o necessário, até que consiga um novo emprego. Saiba pedir ajuda, mantenha-se sempre muito bem informado e preparado para acionar o plano B e se este falhar, use o plano C! Afinal, você é engenheiro e sabe programar e planejar como ninguém.
Caso você não tenha nenhum plano e não se sente preparado para mostrar seu conhecimento, procure se conhecer mais para explorar suas reais potencialidades. Você é um profissional que conheceu o que é controle da qualidade de alimentos, o que é programação, o que é projeto, como ter visão matemática sobre sistemas, como colocar os fenômenos físicos (e de transporte) para trabalharem a seu favor, como obter comando das reações químicas para que elas aconteçam a seu tempo e na velocidade desejada, como detectar pontos críticos de processo, como operar equipamentos, como desenvolver tecnologia dentro de atributos como cor, odor, sabor. Você é Engenheiro de Alimentos!



Um engenheiro, seja qual for a modalidade, tem a seu favor a habilidade do pensamento lógico, da busca pela precisão, da aplicação insistente da razão. A moral está para todos, já a razão pede um pensamento mais elaborado. Se a Ética é a moral sobre a razão, você, caro engenheiro, tem alguma dúvida de que é capacitado, como ninguém, para exercer a Ética?
Ponha em prática seu aprendizado. É você quem faz acontecer a possibilidade de ser valorizado.




(Fonte: escrito pela Eng.ª de Alimentos Milla Rúbia Carvalho para a AGEA - associação goiana dos Engenheiros de Alimentos, em 18/03/13.)

1 comentários:

Mtiburcio at: 21 de março de 2013 às 04:31 disse...

Maravilhoso texto, parabéns.
Eng. de Alimentos - Mauro Tiburcio - Jundiaí/SP

Postar um comentário