Colina como protetora cerebral

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition, liderado pelo pesquisador Rhoda Au,  onde mostra ser a colina um importante nutriente frente ao desgaste causado pelo envelhecimento. Eles mostram dados os quais relacionam pacientes com  ingesta alta de colina com melhor performance da memória e ressaltam o sinal de que a qualidade nutricional dita as regras da idade cerebral.
A colina é um nutriente encontrado em peixes de água salgada, ovos, carne de fígado, leite e alguns legumes como soja e feijão. Ela é um nutriente precursor do neurotransmissor acetilcolina e mostra ser importante na atuação preventiva frente à progressão da demência.
Muitos são os estudos que ligam o mal de Alzheimer com  o tipo de dieta e qualidade nutricional. Está comprovado que a perda de neurônios colinérgicos(o composto secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos) prejudica a função cognitiva, particularmente a memória. O estudo ressalta a importância da colina como agente protetor, mas também não deixa de mencionar a relação de sinergismo entre a colina e outros nutrientes (o sinergismo é inerente à atuação dos nutrientes no organismo).
De qualquer forma, o chefe da pesquisa adverte: não há nenhum nutriente mágico contra a demência - com toda a cautela que cabe a um pesquisador consciente!
Dados do estudo: n = 1.400, adultos entre 36 e 83 anos, submetidos a um questionário de frequência alimentar, testes de memória e de habilidades cognitivas.


Saiba mais sobre o estudo.


_______________________________________________


Você sabia...


-Há no mercado produtos infantis enriquecidos com colina, do tipo bebida proteica (leites de vaca, "soja" e hidrolisados). Alimentos para fins especiais para pacientes críticos e convalescentes, MAS muito poucos destinados ao público teen, sobretudo na fase de vestibular.
-O ovo é rica fonte deste nutriente, confira em pesquisa da Embrapa suínos e aves:clique aqui.
-IDR adulto da Colina: 550 mg.


_______________________________________________





The relation of dietary choline to cognitive performance and white-matter hyperintensity in the Framingham Offspring Cohort.AJCN, Sept, 2011.)



0 comentários:

Postar um comentário